recursos humanos
Normalmente, designa-se recursos humanos ao conjunto de trabalhadores ou empregados que fazem parte de uma empresa ou instituição e que se caracterizam por desempenhar uma variada lista de tarefas específicas à cada setor. Os recursos humanos de uma empresa são, de acordo com as teorias de administração de empresas, uma das fontes de riqueza mais importantes já que são as responsáveis pela execução e desenvolvimento de todas as tarefas e atividades que se precisam para o bom funcionamento da mesma. O termo é muito comum hoje em dia e utiliza-se em diversos aspectos relacionados à organização empresarial.
Devido à importância que os recursos humanos têm para uma empresa ou espaço trabalhista, hoje em dia se costuma destinar um setor diretamente especializado na organização de tais recursos. Este setor conta com o mesmo nome e pelo geral compõe-se de vários agentes capacitados que têm entre suas principais funções a de selecionar trabalhadores, localizá-los nas diferentes áreas da empresa, a manutenção de bons e apropriados laços de comunicação entre as diferentes áreas, o estabelecimento de pautas de trabalho, a condução e desenvolvimento de equipes de trabalho e o planejamento de táticas e atividades específicas para cada setor. Além disso, o setor de recursos humanos também pode ter interferência no estabelecimento das políticas salariais. Muitas vezes, também tem que se fazer cargo da demissão de empregados que não se enquadram nas políticas empresariais, bem como também com o estabelecimento das correspondentes indenizações trabalhistas.
Considera-se que a organização dos recursos humanos de uma instituição (especialmente quando se fala de instituições que têm que demonstrar resultados específicos) é uma das chaves para o bom funcionamento da mesma. Isto tem a ver com a noção de adequação da cada um dos empregados às necessidades da empresa de modo a assegurar que os resultados tanto a nível geral como específico sejam os