funções
IMPORTANTE:
Este é um material complementar da disciplina de Cálculo I. É importante ressaltar que o conteúdo por completo deverá ser estudado a partir do livro texto adotado na nossa disciplina (Cálculo vol. 1 e 2, James Stewart).
FUNÇÕES
LINEARES, QUADRÁTICAS, POLINOMIAIS, POTÊNCIAS, RACIONAIS, VALOR ABSOLUTO, EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS, ENFOCANDO TRANSLAÇÕES E REFLEXÕES
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS FUNÇÕES
A forma como utilizamos o cálculo para resolver certos problemas é através de funções. Nesse curso vamos observar os principais tipos de funções e utilizá-las como modelos matemáticos de fenômenos do mundo real.
O que é uma função?
As funções surgem quando relacionamos uma quantidade com outra. Por exemplo:
a) A área de um círculo relacionada com a medida do raio do mesmo.
b) A população mundial com relação ao tempo.
Nos exemplos citados, acima, a área de um círculo e a população mundial, são chamadas de variáveis dependentes. A medida do raio e o tempo são chamadas de variáveis independentes.
O domínio de uma função é o conjunto de possíveis valores da variável independente e a imagem é o conjunto correspondente de valores da variável dependente.
DEFINIÇÃO: Uma função f é uma lei a qual para cada elemento x pertencente ao domínio () corresponde exatamente um elemento chamado f(x) da imagem (Im(f)).
Notação: f: A B x y = f(x)
O que é um gráfico?
O gráfico é um conjunto de pontos onde relacionamos para cada valor do domínio a sua imagem, ou seja,
Para que uma curva seja o gráfico de uma função um valor do domínio só pode ter uma imagem.
- Os valores de x , que anulam a função f, são chamados de raízes ou zeros da função.
TIPOS DE FUNÇÕES
1. FUNÇÃO LINEAR
Uma função linear é uma função da forma y = f(x) = mx + b onde m é chamado de coeficiente angular e indica a inclinação, ou a taxa de variação de y em relação a x.