funções da famlia
LIVRO: O QUE É FAMÍLIA
AUTORA: DANDA PRADO
SÃO CAETANO DO SUL
2014
Síntese do capítulo - pg. 35
Funções da Família
As funções da família são atribuídas de acordo com a posição que ocupam na organização social e na economia do seu respectivo país, porém também podem receber apoio de Instituições sociais já que poderá ser inevitável a interferência das mesmas no âmbito da família.
Torna-se inevitável, pois devido à inserção social da família que a obriga ter uma identificação social, já que entre os seres humanos não existe grupo social historicamente conhecido que não tenha o processo da reprodução regulamentado e codificado de forma bastante rigorosa.
Uma cultura que historicamente estabeleceu a importância de se saber “quem é filho de quem”; pois desta maneira, estabelece-se a socialização da família e através dela que criança se integra ao mundo, recebem orientação para se colocarem em um lugar na sociedade adulta, pois os jovens aprendem e assumem as atitudes e papéis do pai e da mãe, isso observado na instituição educacional por exemplo.
A família tem o papel de fixar o status social de seus membros reforçado pela organização social a qual está inserida e também pelas instituições que a reforçam.
Funções que são divididas entre a família e as instituições, pois que cria uma expectativa social da família para com a sociedade;
Como por exemplo, de ser ela a provedora de alimentos, educação, vestuário, remédios...
Com o advento da industrialização e a produção de bens em grande escala como exemplo a TV, rádio, lazer acessível e etc. Interferiu de maneira com que a família ficasse limitada à reprodução, a estrutura família também se modificou; originando cada vez mais a família natural, ou seja; mãe e filho menores sem nenhuma ligação com o pai biológico.
Filiação que em uma sociedade cultural e historicamente patriarcal é indispensável em documentos civis que remete à fonte de