Hist ria da Fam lia e a Fam lia Contempor nea
Família Contemporânea
Trabalho de Intervenções em Abordagens Sistêmica
Professora Tânia Maria
Conceito de FAMÍLIA:
Designa-se por família o conjunto de pessoas que
possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar.
A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social.
O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.
O ambiente familiar é um local onde deve
existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.
O conceito de família pode ser considerado
até certo ponto subjetivo, pois depende de quem a define, do contexto social, político e familial em que está inserido.
A Constituição Federal de 1988 representou um marco na evolução do conceito de família, ao corporificar o conceito de Lévy-Brul, de que o traço dominante da evolução da família é sua tendência a se tornar um grupo cada vez menos organizado e hierarquizado e que cada vez mais se funda na afeição mútua
(GENOFRE, 1997).
A relação: Família, sociedade e indivíduo Os conceitos podem ser diversos, mas um ponto comum é que
a união dos membros de uma família, com ou sem laços consangüíneos, se dá a partir da intimidade, do respeito mútuo, da amizade, da troca e do enriquecimento conjunto.
Através dessa relação é que se desenvolve a cultura familiar, definida por Elsen (2002) como um conjunto próprio de símbolos, significados, saberes e práticas que se define a partir das relações internas e externas à família, e que determina seu modo de funcionamento