Datação absoluto e relativa
JOSÉ CLÁUDIO DO NASCIMENTO
DATAÇÃO RELATIVA E ABSOLUTA
CABO FRIO
2014
JOSÉ CLÁUDIO DO NASCIMENTO
DATAÇÃO RELATIVA E ABSOLUTA
Trabalho solicitado pela disciplina
Geologia para engenharia,
Sob a orientação
Do professor: André
CABO FRIO
2014
Sumario
Introdução
Este pesquisa foi baseada na datação relativa e absoluta da terra. Entendi que datação relativa é o método que foi desenvolvido para calcular a idade média da terra, eles usavam processos geológicos básicos e do registro desses processos não precisava do avanço tecnológico. E a datação absoluta é o que estabelece uma datação quantitativa, que permite determinar a idade da rocha em termos de milhões de anos.
I. DATAÇÃO RELATIVA É o método que foi desenvolvido para calcular a idade média da terra, eles usavam processos geológicos básicos e do registro desses processos não precisava do avanço tecnológico. Os princípios que deixavam a datação relativa acontecer é bem simples e sua aplicação é quase sempre possível em campo quando mais de uma rocha ocorre em um mesmo afloramento. A datação relativa permite estabelecer a sucessão temporal das rochas de uma região. As rochas são representadas em uma coluna estratigráfica, de modo que as rochas mais antigas são colocadas na base, e as mais jovens no topo. Esta formalidade tem origem em um dos princípios fundamentais da estratigrafia (o da Superposição Vertical das Camadas).
A. PRINCÍPIO DA SUPERPOSIÇÃO DE CAMADAS (STENO 1669) O princípio diz que a camada mais jovem é aquela que se encontra no topo da sequência. As camadas inferiores são progressivamente mais antigas. Este princípio pode ser utilizado em depósitos sedimentares formados