carbono 14
•Carbono-14 é um isótopo radioativo fraco do Carbono; também conhecido como radiocarbono, é um cronômetro isotópico.
•A datação por radiocarbono só é aplicável a materiais orgânicos e a alguns materiais inorgânicos (não é aplicável aos metais).
•A contagem proporcional de gás, a contagem por cintilação líquidae a espectrometria de massas com aceleradores são os três métodos principais de datação por radiocarbono.
•Os laboratórios de datação por radiocarbono usam o Ácido Oxálico I e o Ácido Oxálico II como padrões modernos.
•As medições de radiocarbono são relatadas como Idade Convencional de Radiocarbono.
O impacto da técnica de datação por radiocarbono sobre o homem moderno a tornou em uma das mais significativas descobertas do século 20. Nenhum outro método científico tem conseguido revolucionar a compreensão do homem, não somente do seu presente mas também de eventos que aconteceram há milhares de anos.
A arqueologia e outras ciências humanas usam a datação por radiocarbono para provar ou refutar teorias. Ao longo dos anos, a datação por carbono 14 também tem encontrado aplicações em geologia, hidrologia, geofísica, ciência atmosférica, oceanografia, paleoclimatológica e até mesmo na biomedicina.
Pioneiro da Datação por Radiocarbono
O físico e químico americano Willard Libby liderou uma equipe de cientistas depois da Segunda Guerra Mundial para desenvolver um método de medição da atividade do radiocarbono. Ele foi o primeiro cientista a ter sugerido que o isótopo de carbono instável, conhecido como radiocarbono ou carbono 14, podia existir em matéria viva.
O senhor Libby e sua equipe de cientistas foram capazes de publicar um documento que resume a primeira detecção de radiocarbono em uma amostra orgânica. Foi também Mr. Libby quem primeiro mediu taxa de decomposição de radiocarbono e estabeleceu 5568 anos ± 30 anos como a meia-vida.