Sistema Econômicos em Cuba.
• Sistemas Econômicos
É a forma pela qual a sociedade está organizada política, social e economicamente; com o objetivo de melhorar o padrão de vida e o bem-estar da sociedade como um todo. Tem como elementos básicos: Estoques dos fatores de produção, complexos de unidades produtivas e financeiras, e, por fim, conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais, por exemplo, indústrias, bancos e escolas.
Foram os seguintes tipos de Sistemas Econômicos que vimos durante a aula de Economia e Mercado: o Sistema Capitalista, também conhecido como Economia de Mercado, o qual é regido pelas forças de mercado; o Sistema Socialista que é regido pelas forças do Estado e pode ser chamado de Economia Centralizada ou Planificada; e o Sistema de Economia Mista que também é regido pelas forças de mercado, porém o Estado atua na alocação e distribuição dos fatores de produção e na produção de bens e serviços da
sociedade, como por exemplo, eletricidade, saneamento, telecomunicações e infra-estruturas básicas.
• Análise da Notícia
Durante um discurso na Assembleia, o presidente de Cuba, Raúl Castro, defendeu algumas mudanças criadas no regime cubano, para corrigir erros, criados a cinco décadas atrás, por causa do sistema socialista que o país regia, porém, ao contrário do que parte da população pensou, essas mudanças são para a melhoria de Cuba e não para transformar seu sistema econômico em um sistema capitalista.
Raúl Castro, na defensiva sobre as suas mudanças, diz que ideólogos do comunismo, como Karl Marx e Vladimir Lênin,” definiram que o Estado só deveria manter a propriedade sobre os meios fundamentais de produção”. (RAVSBERG, 2010 apud Raul... 2010).
Em seu discurso, Castro delineou a estratégia política que seu governo continuará no ano que vem, tanto no plano econômico quanto no social e político.
Segundo o presidente, as