S culo XX
POLO RIBEIRÃO DAS NEVES
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
SILVANA DA SILVA ALVES ANDRÉ
TURMA 02/2014
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL
Trabalho e família na reestruturação produtiva:
Ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida
Ribeirão das Neves
2014SILVANA DA SILVA ALVES ANDRÉ
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
TURMA 02/2014
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho e família na reestruturação produtiva:
Ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida
Trabalho sobre: A divisão social do trabalho, as relações familiares na contemporaneidade e mulher, mercado de trabalho e as configurações familiares do século XX apresentado nas disciplinas de fundamentos, sociologia, ciências políticas e filosofia. Professores: Rosane, Sergio, Wilson e Adir.
Ribeirão das Neves
2014
Introdução
Muitas análises foram feitas durante o século XX, sobre as mudanças bruscas que ocorreram nas famílias e no meio industrial. A família passa a ser também chefiada por mulheres, o que para a época em questão, foi uma grande revolução. As pesquisas também nos mostram que o trabalhador se viu em condições precárias de trabalho, pois ficava muitas horas executando uma só tarefa, o que o deixava um ser “mecânico.”
Século XX: O século das mudanças.
Muitas mudanças ocorreram no século XX. A Revolução Industrial mudou o modo de o trabalhador executar suas tarefas. A divisão social do trabalho ajuda a vida em sociedade, cada indivíduo tem sua função na estrutura social e desempenha funções que são úteis e necessárias para si e para outras pessoas.
Esse processo industrial beneficiou o modo de produção, fazendo que o trabalhador produza mais em menos tempo, mas também tornou o trabalhador alienado, pois até determinado tempo, o trabalhador só conhecia uma parte do modo de produção, causando até em determinados casos, a atrofia dos