MECATRONICA
Portas lógicas ou circuitos lógicos, são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, depende da função implementada no circuito. São geralmente usadas em circuitos eletrônicos, por causa das situações que os sinais deste tipo de circuito podem apresentar: presença de sinal, ou “1”; e ausência de sinal, “0”.
As situações “Verdade” ou “Falso” são estudadas na Logica Matemática ou Logica de Boole; origem dessas portas.
2. Objetivo do Experimento
Verificar o funcionamento lógico dos circuitos
3. Bases Teóricas
Família TTL
Os circuitos lógicos digitais são parte integrante de uma grande quantidade de projetos. Eles se baseiam totalmente em duas grandes famílias de circuitos integrados que são compatíveis entre si, as quais possuem os blocos elementares para a realização da maioria dos projetos, o que facilita bastante sua utilização prática.
A família TTL foi desenvolvida originalmente pela Texas Instruments, mas hoje muitos fabricantes de semicondutores produzem seus principais circuitos. Esta família é reconhecida principalmente pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 (para os componentes de uso militar) e 74 para os componentes de uso comercial. Consequentemente, podemos associar rapidamente qualquer componente que comece pelo número “74” à família TTL.
Trata-se de uma porta NAND de duas entradas que logo chama a atenção pelo fato de empregar um transistor de dois emissores. A característica mais importante desta família está no fato de que ela é alimentada com uma tensão de 5 volts. Assim, para os seus componentes o nível lógico 0 é sempre a ausência de tensão ou 0 V, enquanto que o nível lógico 1 é sempre uma tensão de +5 V. Os níveis lógicos para serem reconhecidos devem estar dentro de faixas bem