Doenças transmitidas por bactérias e protozoários
Doenças transmitidas por bactérias:
Botulismo
É uma doença rara e grave que agride a cútis da epiderme da pele, gerando a paralisia muscular. A enfermidade é causada por meio de uma neurotoxina, também conhecida cientificamente por toxina botulínica, fabricada pela presença da bactéria chamada Clostridium botulinum.
Causas do Botulismo Como já dito anteriormente, a neurotoxina produzida e excretada pela bactéria Clostridium botulinum é a motivadora para o Botulismo.
Sintomas do Botulismo
Visão dupla ou turva
Ausência de reflexo
Pálpebras caídas
Dificuldade em respirar ou engolir
Fala comprometida
Boca seca
Musculatura fraca
Falta de apetite
Constipação
Tratamento do Botulismo Se for diagnosticada precocemente, pode ser tratada através da antitoxina que impede a ação neurotóxica que está em atividade no sangue. Essa antitoxina possui um complemento nomeado trivalente, que é eficiente no combate a três tipos de neurotoxinas, e age dificultando o agravamento da doença. O profissional de saúde pode também receitar um tratamento mais severo. Já as lesões, que abrigam a raiz das bactérias que fabricam a toxina, podem ser removidas através de cirurgia.
Pneumonia
É uma doença respiratória infecciosa que se instala nos pulmões e que pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde também se fazem presentes as ramificações terminais dos brônquios e os interstícios, espaço localizado entre os alvéolos. As pneumonias são causadas basicamente pela presença, infiltração ou penetração de um agente infeccioso no espeço alveolar, impedindo o contato do ar com o sangue. A bactéria Streptococcus pneumoniae é uma velha conhecida dos médicos. Causadora da pneumonia e da meningite bacteriana, cepas dela têm cada vez mais gerado situações difíceis ao se tornarem resistentes a antibióticos e vacinas.
Sintomas da Pneumonia
Febre alta
Tosse
Dor no tórax
Alterações da pressão arterial
Confusão mental
Mal-estar