matriz bcg setor automotivo
A organização escolhida para este estudo foi a Carburgo Veículos Ltda., uma concessionária autorizada da Volkswagen do Brasil. Com sua matriz localizada em Novo Hamburgo, RS, a empresa conta com duas filiais da marca VW e mais quatro concessionárias de outras marcas. Com este estudo focado nas revendas VW pode-se dizer que a Carburgo oferece venda de veículos VW, veículos seminovos de diferentes marcas, venda de peças e acessórios originais, e serviços de reparo. Sua área de atuação é o setor automobilístico.
2 MATRIZ BCG
O principal conceito no modelo BCG, desenvolvido pelo Boston Consulting Group, é a participação de mercado, que é a venda de determinada empresa relacionada ao potencial do mercado nesta mesma área. A matriz BCG trabalha em torno de quatro possibilidades relacionadas, produtos e/ou serviços definidos como “estrelas”, “cachorros”, “vacas leiteiras” e “crianças problema”, que caminham em dois eixos: taxa de crescimento e participação de mercado.
Definido o portfólio da Carburgo como concessão Volkswagen, pode-se destacar então a análise de uma matriz BCG, que considera estas quatro áreas: venda de veículos novos (VN), venda de veículos usados (VU), venda de peças e acessórios (VPA) e assistência técnica (AT). Pela observação da matriz, deduz que o portfólio da Metrovel encontra-se equilibrado, com possibilidades de crescimento e aumento da competitividade perante a concorrência.
O setor de assistência técnica (AT) encaixa-se na matriz como “vaca leiteira”, devido a sua participação de mercado de média a alta, composta pelo interesse dos donos de veículos de efetuarem suas revisões e reparos em concessionárias autorizadas e manter a garantia do veículo que os fabricantes aumentam a cada ano, e taxa de crescimento reduzida, pois a concorrência paralela de oficinas pequenas aumenta a cada dia.
O setor de vendas de peças e acessórios (VPA) aparece na matriz como “cachorro”, sendo um serviço de