administração
claudinei josé liebl
produção textual individual organização, pessoas e mercado.
São Bento do Sul-SC
2012
claudinei josé LIEBL
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Organização, pessoas e mercado
Trabalho apresentado ao Curso Barachel em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Seminário v, Gestão de Pessoas, Fundamentos de Marketing, Diagnóstico Organizacional e Análise Contábil.
Prof. Fabiano Palhares Galão, Samara Headley, Rinaldo Lima, Vânia Almeida.
São Bento do Sul-SC
2012
1. Propaganda.
A propaganda é o desenvolvimento e a execução de qualquer mensagem de lembrança, informação ou persuasão comunicada a um mercado ou público alvo, geralmente de forma não pessoal, ou seja, de maneira massificada. Sua principal característica é criar a imagem, ajudando no posicionamento do produto. Portanto seus efeitos serão sempre de médio e longo prazo. Para Shimp, “A propaganda é um investimento no banco de valor da marca”.
A maioria das pessoas pensa em televisão, rádio e revistas como meio tradicionais de propaganda, contudo outros meios são disponíveis para o anunciante como, jornais, outdoors, folhetos, e outros vepiculos diretos. A propaganda é paga e repetitiva, e o patrocinador da mensagem é identificado, o que significa que se trata de uma mensagem de conteúdo controlado. Isso sugere que uma propaganda sempre trará informações favoráveis sobre o produto ou serviço.
1.1 Publicidade.
A publicidade utiliza a mídia de massa da mesmo maneira que a propaganda. O que à diferencia é o fato de não ser paga. Quando a empresa paga a veiculação como no caso da propaganda tradicional, ela tem total controle sobre a forma e o conteúdo do anúncio. Já no caso da publicidade que utiliza o espaço não pago, o conteúdo da mensagem