Paredes Sanduiche
A descoberta da argamassa armada se deu na segunda metade do século XIX,na França onde tinha como finalidade o uso em estruturas navais e arquitetônicas onde se procurava substituir o uso da madeira pela mesma. Seu uso foi sendo aperfeiçoado na em Países como Itália e União Soviética o que contribuiu muito para a forma como a conhecemos hoje.
A argamassa armada se caracteriza por uma estrutura de malha de aço envolvida por uma camada de argamassa, o que para a construção representa uma estrutura mais leve e maleável se comparada ao concreto armado, sua utilização se dá em encostas para evitar desmoronamentos, recuperação de pequenas estruturas,entre outras. Surgindo como uma aplicação da argamassa armada surgiu as chamadas paredes sanduiche, que se caracterizam por um núcleo de material flexível e de baixa massa especifica (no caso do estudo em questão o isopor,mas podendo ser outros como papelão rígido,espuma,entre outros) unidos por uma malha tipo treliça e uma camada de argamassa de 30 milímetros em média.
De acordo com vários estudos já feitos e corroborado com os ensaios feitos no laboratório da universidade federal do Pará, as paredes sanduiche possuem uma qualidade térmica e acústica superior as paredes tradicionais de alvenaria,aliado ao menor peso da estrutura,além de representar um custo menor para a obra uma vez que tem um tempo menor para execução,menos gastos para o transporte baixo peso pelo e representa uma certa industrialização do canteiro pelo fato de contar com painéis já prontos.
Este estudo busca mostrar a resistência à compressão axial de paredes sanduiche, onde se