Home Works
Hummm...
Introdução
Você já se perguntou o que acontece com esse sanduíche depois de ser comido? Como será que o pão, a carne, o queijo e a salada vão se transformar em energia para nós?
Agora, vamos entender como funciona o sistema digestório e qual o caminho que o alimento percorre em nosso corpo.
Mas antes: Por que precisamos comer?
Somos feitos de milhões de células, e cada uma delas necessita de nutrientes para realizar suas funções metabólicas e se manter viva.
Tudo o que comemos precisa passar por enormes transformações químicas e físicas para que possa ser absorvido pelas células e nos fornecer energia. Esse processo é chamado de digestão.
Digestão consiste em quebrar moléculas complexas, transformando-as em moléculas mais simples para que elas possam ser absorvidas pelas nossas células. Isso acontece por processos físicos (como a mastigação e deglutição) e químicos (ação das enzimas).
Caminho do alimento
A comida entra no nosso corpo pela boca e passa por todo o tubo digestório até atingir o ânus. Ao longo desse caminho, ela vai sofrer uma série de processos físicos e químicos. Os nutrientes serão absorvidos, e o que não puder ser absorvido será eliminado pelo ânus na forma de fezes.
Esse sistema é composto pelo tubo digestório (uma série de órgãos que formam um longo tubo que se estende da boca até o ânus) e por glândulas associadas. Além disso, há bactérias que vivem no tubo digestório e ajudam na digestão, o que chamamos de flora intestinal.
Os órgãos que compõem o tubo digestório são os seguintes: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
As glândulas associadas ao tubo digestório são as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
Na boca
Assim que você mordeu o sanduíche começou um processo de quebra física do alimento. Parece complexo, não? Mas é só um modo diferente de dizer que você está mastigando. Os dentes reduzem o sanduíche a pedaços menores com a