Periodo Contemporaneo
A avaliação de desempenho pode ser definida como a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período. A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Além disso, fornece à Administração de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada.
Através da avaliação de desempenho é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vantagens:
Os colaboradores têm oportunidade de crescimento e sente-se valorizados (Motivação).
Após a avaliação é estipulado uma nova meta. Uma diretriz mais focada para os objetos da empresa (Metas). Os colaboradores passam a entender os objetivos da gerência imediata e a gerência as necessidades dos colaboradores (Comunicação).
Desvantagens:
Este método exige organização e planejamento porque todos os funcionários da empresa são avaliados (Trabalhoso). A avaliação de desempenho é um processo lento e em longo prazo. Talvez a companhia não tenha todo esse tempo para fazer mudanças (Demorado).
Talvez a pessoa que está avaliando se deixa levar pelo relacionamento intimo que tem com o avaliado. Seja um amigo, marido, irmão ou outro familiar e não faz a avaliação racionalmente (Influências Pessoais).
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Avalia%C3%A7%C3%A3o_de_desempenho