SERVIÇO SOCIAL E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO PERÍODO DA DÉCADA DE 1980 AO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

2568 palavras 11 páginas
LARGA

MMMMMMM

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3. CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4. REFERÊNCIAS........................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

A década de 1980 constitui-se numa das mais importantes na história atual do Brasil e do Serviço Social. Foi à década na qual o país viveu um período de transição, saindo da ditadura e voltando ao processo democrático, que se consolidou com a promulgação da Constituição de 1988.
No que diz respeito aos Assistentes Sociais, foi a época em que ocorreu a ruptura com o Serviço Social tradicional, o que fez com que esses profissionais passassem a terem um novo perfil.
Por sua vez, a Constituição Federal de 1988 ampliou de forma significativa os direitos sociais e permitiu que novos mecanismos fossem criados pelo Estado para dar uma melhor assistência ao cidadão.
O presente trabalho, de natureza bibliografia, tem por objetivo abordar as principais transformações ocorridas a partir da década de 1980, no que diz respeito ao contexto social.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A RUPTURA COM O SERVIÇO SOCIAL TRADICIONAL E A DEFINIÇÃO DE NOVO PERFIL PARA O ASSISTENTE SOCIAL

No início da década de 1980, intensificou-se o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, objetivando a construção crítica da referida profissão, procurando se distanciar do conservadorismo que até então caracterizava a atividade de assistente social.
Avaliando esse contexto da história do serviço

Relacionados