Home work DiffServ IntServ
Nome: João Paulo Oliveira Lira Duarte. Mat: 201408097338.
QoS (Quality of service) Qualidade de serviço, é a capacidade de prover diferentes prioridades para aplicações diferentes, usuários ou fluxo de dados. Ou de garantir um certo nível de atuação para o fluxo de dados. Quantitativamente para medir a qualidade de serviço são considerados vários aspectos de serviço de rede. Tais como : Taxas de Erros, Largura de banda, baixo rendimento, atraso na transmissão, disponibilidade, jitter e etc.
IntServ (Modelo de serviços integrados) Na arquitetura intserv o conceito de fluxo é um papel fundamental. O fluxo se define como um trafego contínuo de datagramas relacionados entre si, que se produz com a consequencia de uma ação do usuário, e que requer uma mesma qualidade de serviço. Um fluxo é unidirecional e é a parte mais pequena que se pode aplicar em uma determinada qualidade de serviço. Os fluxos podem se agrupar em classes. Todos os fluxos pertencentes a uma mesma classe recebem a mesma qualidade de serviço.
No IPV4 um fluxo se identifica pelas direções de origem e destino, na porta de origem e porta de destino. No IPV6 a identificação pode se fazer da mesma forma que o IPV4.
A arquitetura IntServ se definem em três tipos de serviços.
Primeiro : Serviço Garantido, Garante uma quantidade mínima e um retarto máximo. Cada Router que se encontra no trajetório do datagrama, deve oferecer as garantias solicitadas, embora as vezes isto não é possível pelas características do meio físico.
Segundo : Serviço controlado, Esse serviço deve fornecer uma qualidade comparável a de uma rede de datagrama com pouca carga. Em geral devem proporcionar um bom tempo de resposta mas dão garantias estritas. Eventualmente podem produzir retardos grandes.
Terceiro: Serviço Best-Effort: serviço de melhor esforço, Esse serviço não tem nenhuma garantia que oferece qualidade de serviços.
Componentes básicos do INTSERV: Os quatros componentes básicos do intserv se