relatorio de fisica
Muito boa noite pessoal, hoje falaremos um pouco sobre painéis sanduíche, que são materiais que surgiram com a necessidade de elementos estruturais leves, com elevada rigidez e resistência nas mais diversas aplicações.
Um painel sanduíche é um tipo de material compósito constituído por uma estrutura de três camadas: duas lâminas finas, rígidas e resistentes de material denso, separadas por uma camada de um material de baixa densidade e que pode ser muito menos rígido e resistente do que as lâminas - Figura 1. Os diferentes tipos e formas estruturais dos painéis sanduíche podem ser obtidas através da combinação das diferentes formas do material do núcleo. Apesar da grande diversidade de materiais e configurações já existentes para os painéis sanduíche, estão constantemente a ser propostos e utilizados novos materiais e novas combinações de materiais existentes.
Figura 1. Esquemático de um painel sanduíche.
Lâminas
Os painéis sanduíche mais comuns apresentam lâminas planas. No entanto, podem também apresentar uma superfície não plana, com uma secção transversal recortada. Isto deve-se ao fato de, durante muito tempo, se considerar, para efeitos de dimensionamento, que as cargas eram apenas suportadas pela lâmina recortada. Apenas recentemente se passou a considerar que as cargas se transmitem entre as lâminas e o material de núcleo, contribuindo assim o painel, no seu todo, para a resistência às suas solicitações.
Figura 2. Textura das Lâminas
Núcleo
Existem, basicamente, dois tipos de núcleos: Homogêneos e não homogêneos. Suas estruturas podem ser verificadas na Figura 3.
Figura 3. Tipos de Núcleo de painéis sanduíche.
Adesivos
Os materiais adesivos têm uma importância crucial no comportamento do painel sanduíche. A ligação entre o núcleo e as lâminas não deve ser o elemento mais fraco do painel, pois os materiais adesivos devem ter propriedades mecânicas tão boas ou melhores que o material do núcleo.