função
A ética e construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Ética é a concepção de valores e princípios do ponto de vista do bem e do mal que norteia boa conduta do ser humano.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Podemos citar, por exemplo: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, etc.
Ética, direito e moral dizem respeito à realidade humana, construída, histórica e socialmente, a partir das relações coletivas nas sociedades onde nascemos e vivemos. Ética e moral relacionam-se e andam juntas diz Vázquez.
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiética, assim como o ato praticado.
Segundo Tardeli, o respeito está centralizado na moralidade. Isso quer dizer que cada pessoa tem, junto com sua vida intelectual, afetiva, religiosa ou fantasiosa, uma vida moral. E o primeiro a atribuir um significado à moralização e inserir no conceito de ética foi o filosofo Demócrito.
A ética divide-se em duas regras: (moral e convencional):
- Regra moral: Construída socialmente com base em princípios éticos que visam o bem comum, ou seja, por exemplo: a honestidade, não bater, não falar mal, não mentir, ser solidário, que não se coloque apelidos, a tolerância.
- Regra convencional: Definida por um grupo com objetivos específicos têm seu fundamento na negociação e na clareza de definição, exemplos: uso do celular, boné, uniforme, mascar chicletes, etc.