FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
O PROFESSOR TEM UM PAPEL DE GRANDE IMPORTANCIA SENDO A PRIMEIRA AUTORIDADE EXTERNA A DOS PAIS (AUTORIDADE DOCENTE), É O RESPONSÁVEL PELA BUSCA E SELEÇÃO DE INFORMAÇÕES TRAZENDO SEMPRE INFORMAÇÕES NOVAS E CONTEXTUALIZANDO COM FATOS REAIS DA VIDA NO CURRÍCULO DE SUA DISCIPLINA. É TAMBÉM O orientador no processo de passagem da informação para o conhecimento, sendo um agente do desenvolvimento da capacidade de aplicação prática e útil desse conhecimento.
ELE PRECISA CONECTAR-SE AO COTIDIANO DO ALUNO DE FORMA A CONHECER A SUA LINGUAGEM SEUS VALORES, OBJETIVOS DE VIDA (CONHECER A REALIDADE DO ALUNO) DESSA FORMA PODE FAZER AS ADAPTAÇÕES NOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS. DEVE estimulaR o trabalho em grupo E FAVORECER o desenvolvimento da responsabilidade nos seus alunos FAZENDO COM QUE os alunos reflitam, discutam e decidam o que fazer, quando as regras são transgredidas fortalecendo a sua autonomia.
O PROFESSOR TAMBÉM DEVE ser um modelo para os seus alunos, ESTIMULANDO o pensar sobre questões políticas, éticas E sociais facilitando a compreensão da sua realidade e integrando-se mudança social que visa ao bem de todos.
NÃO DEVE SER um mero transmissor de conteúdos, e sim, abra espaços de reflexão e participação em seu cotidiano, de modo que possa verificar se a teoria que orienta sua prática serve ou não para aqueles alunos.
É UM eterno aprendiz, não é aquele que reproduz conhecimento mas aquele que cuida da aprendizagem dos alunos.
É figura fundamental do processo de aprendizagem dos alunos, ocupando um lugar de apoio, orientação, avaliação e estímulo. O aluno é o centro do cenário, pensando, pesquisando, elaborando, fundamen- tando, argumentando e lendo.
* a autoridade docente, dife- rente da autoridade dos pais, pois sabemos que a autoridade provém, em última ins- tância, da sociedade. É na escola que o aluno aprende o que significa autoridade do outro, que é