função exponencial
y = 2 x y = 2 x + 4
y = 0,5 x
y = 6 x
A lei de formação de uma função exponencial indica que a base elevada ao expoente x precisa ser maior que zero e diferente de um. f: R→R tal que y = ax, sendo que a > 1 ou 0 > a > 1.
Uma função pode ser representada através de um gráfico, e no caso da exponencial, temos duas situações: a > 0 e 0 < a < 1.
Figura 1. Gráficos de uma função exponencial.
Fonte: http://www.brasilescola.com/matematica/funcao-exponencial-1.htm
Uma função exponencial é utilizada na representação de situações em que a taxa de variação é considerada grande, por exemplo, em rendimentos financeiros capitalizados por juros compostos, no decaimento radioativo de substâncias químicas, desenvolvimento de bactérias e micro-organismos, crescimento populacional entre outras situações. As funções exponenciais devem ser resolvidas utilizando, se necessário, as regras envolvendo potenciação.
Aplicação Agronômica
Se tratando de aplicação prática, podemos observar a utilização da função exponencial na determinação de IAF (Índice de Área Foliar) e Índice de Matéria Seca (IMS) da cultura de milho, por exemplo. Em um trabalho realizado pela EMBRAPA, foi observado a produção de matéria seca da cultura do milho.
YMST = produção estimada de matéria seca; a = produção de matéria seca máxima teórica (g m-2); b = inclinação da curva; c = tempo no qual ocorre a inflexão da taxa instantânea de crescimento da cultura
(TCC); e DAE = tempo decorrido de crescimento (dias após a emergência das culturas - DAE).
E o índice de área foliar sendo o
YIAF: índice de área foliar
Z: valor inicial do IAF.
A e b Parâmetros empíricos considerados.
DAE: dias