RELATÓRIO MASSA MOLA
FORÇA ELÁSTICA
Relatório apresentado ao curso de Engenharia Civil, pelas alunas ...........como requisito avaliativo do 2° bimestre da disciplina de Física.
Professor: Cleverson
Curitiba
2013
RESUMO
No laboratório de física foi realizado um experimento com o intuito de delimitar a deformação sofrida por uma mola causada pela adição de pesos através de um sistema massa-mola. Através dos valores obtidos neste experimento e com o uso de equações matemáticas pudemos obter a constante elástica do sistema. E com a elaboração de um gráfico, aplicando os valores de deslocamento e forças obtidos, será demonstrada a tendência de formação de uma reta, que representa a constante elástica.
INTRODUÇÃO
Neste experimento pode ser observada a atuação da força elástica representada por um sistema massa-mola, onde a mola foi distendida pela atuação de um peso colocado sobre um suporte, o qual estava preso à mola. Em sistemas elásticos, quanto maior for a força aplicada, maior será a deformação da mola. A equação que relaciona a deformação da mola em função da força aplicada é conhecida como lei de Hooke.
Através dos valores coletados neste experimento: valores de forças aplicadas sobre a mola e valores dos deslocamentos causados por elas, e com a aplicação da fórmula da lei de Hooke obteremos valores da constante elástica do sistema.
FORÇA ELÁSTICA
Molas são muito comuns em nosso dia a dia. Elas estão presentes em carros em conjunto com amortecedores, como espirais de cadernos, em canetas, etc. É muito fácil produzir uma mola, basta enrolar um fio com uma rigidez alta em torno de um lápis e temos uma mola helicoidal. A força exercida por uma mola quando mesma é comprimida ou esticada, pode ser descrita macroscopicamente como sendo uma força a qual tende trazer a mola de volta ao seu comprimento de
No nosso dia a dia encontramos diversas molas.