Fundo de participação dos municipios
RESUMO
O propósito deste estudo é demonstrar os impactos ocasionados na sociedade pela implantação da transparência das contas públicas. Na busca de manter a confiança pública nas gestões públicas e promover o desenvolvimento do papel da sociedade no controle social, foram regulamentadas inúmeras leis que dispõe sobre o processo de acessibilidade das contas públicas. Diante deste cenário surgem ensaios de diversos países que instituíram a transparência em sua gestão, na busca de estabelecer a integração entre governo e sociedade, mas, todavia estaria à sociedade capacitada para interpretar as informações divulgadas pelo setor público, a ausência de conhecimento da sociedade poderia acarretar distorções no entendimento, uma vez que partes das informações são compostas por termos técnicos e específicos. No processo de transparência a administração pública além de garantir a divulgação das informações, deve dispor de meios para que as informações sejam compreensíveis e na impossibilidade crie mecanismos para esclarecimentos das limitações da sociedade.
Palavras-chave: Transparência, Administração Pública, Informação e Sociedade.
Área Temática: Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor
1 INTRODUÇÃO Todas as empresas necessitam de informações para o seu gerenciamento, e nas empresas públicas não é diferente, todos os envolvidos no cenário público são usuários da informação e detém interesses sobre a mesma, principalmente o controle externo formado pela sociedade, grande são os anseios por transparência das contas públicas.
A preocupação com transparência na gestão pública remonta há meio século, com a implementação da administração pública gerencial na Inglaterra. Porém, somente na última década do século XX esse conceito ganhou expressão social, passando a integrar a agenda governamental (HEALD, 2003, p. 723).
Com o percorrer dos tempos a