Fundamentos Sociologicos da Educação
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Indaiatuba/São Paulo
2013
Introdução Sociologia da Educação foi o tema abordado nessa ATPS, assunto interessante, pois se trata do lado social da escola e o seu importante papel dentro da sociedade formando a consciência de pequenos cidadãos, trabalhando seus valores e cultivando a cultura. A escola além de promover o aprendizado para o crescimento culto da criança também acolhe e repassa conhecimentos básicos para a convivência em sociedade.
Significado de Sociologia e suas Contribuições para a Educação
Sociologia da Educação foi um tema de grande discussão e estudos no século XX um período de pós-guerra onde vários estudiosos se dedicaram a explanar sobre esse tema uma vez que a sociedade tentava se reestruturar de uma realidade tão desastrosa que a guerra deixou. O ponto de partida para isso seria a implantação de uma ideia onde relacionasse os conhecimentos com os interesses sociais. Daí surgiu muitos estudiosos o qual destacamos Augusto Comte ele afirma que uma sociedade para ter progresso necessita que o ser humano tenha conhecimentos e que esses conhecimentos venham torna-los capazes de refletir e transformar a realidade em que está inserido.
Com essa ideia é que no século XVIII no contexto sociocultural de reformas na França surgiram outros intelectuais interessados no tema se aprofundando mais, e Sociologia da Educação tronou-se disciplina, cujo objetivo é:
A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno, explicando seus significados e importância que esses