fundamentos sociologico
Tutora:
Campo Grande/MS
Setembro -2014
Introdução
SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO
Até 1960 a sociologia era funcionalista e via a educação com um caráter de democratização e de distribuição de renda, depois como um instrumento de manutenção do poder estabelecido e das desigualdades sociais.
A sociologia da educação nasce com o intuito de a ampliação do aparelho escolar e, em particular, a universalização do ensino médio. Este processo colocou ao Estado a necessidade de um maior conhecimento, sobre a população escolar e sobre o funcionamento dos sistemas de ensino, que permitisse o seu planejamento e controle. Como uma decorrência dessa nova demanda, ampliam-se os financiamentos para a pesquisa educacional, principalmente em países como a Inglaterra e os Estados Unidos, estimulando o desenvolvimento de grandes levantamentos sobre os sistemas de ensino e produzindo as condições essenciais para a institucionalização e consolidação da sociologia da educação como campo de estudo específico. Este processo coincide, também, com um forte crescimento do gasto público em educação, considerada instrumento fundamental para o processo de modernização do período pós-segunda guerra mundial.
E em segundo lugar a sociologia tenta explicar a desigualdade social que ficou no pós guerra, visto que esse desigualdade foi presenciada na escola.
Com algumas necessidades apresentadas pela sociedade a educação deixa de ser vista como bem de consumo e passa a ser um investimento porque o mercado capitalista precisa nesse momento de empregados instruídos, entra em cena a teoria do capital humano.
Na atualidade o que se apresenta é uma crise, enquanto na escola esta se distribuindo conhecimento