Apostila de logística reversa
LOGÍSTICA REVERSA
Logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo ou descarte. Segundo Leite (2003, p.41) O objetivo principal da logística reversa é o de atender aos princípios de sustentabilidade ambiental como o da produção limpa, onde a responsabilidade é do «berço à cova», ou seja, quem produz deve responsabilizar-se também pelo destino final dos produtos gerados, de forma a reduzir o impacto ambiental que eles causam.
Existe um aumento constante do nível de descartabilidade dos produtos devido principalmente à redução do ciclo de vida dos produtos e maior giro dos estoques. O avanço da tecnologia também acelera a obsolescência dos produtos. Há um desequilíbrio entre as quantidades descartadas e as reaproveitadas, tornando o lixo urbano um dos mais graves problemas ambientais. Isto acontece porque as empresas não têm canais de distribuição reversos devidamente organizados e estruturados.
Com base na definição de logística, logística reversa é o processo de planejamento, implementação e controle, eficiente e a um custo eficaz, do fluxo de matérias primas, estoque em processamento e produtos acabados, assim como do fluxo de informação, desde o ponto de consumo até ao ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte final adequado (LEITE, 2003).
Canais de Distribuição Reversos
Logística Reversa segundo Leite (2009) é a área da logística que trata do fluxo de bens de pós-consumo e de pós-venda desde o seu ponto de consumo até o seu local de origem visando retorná-los ao ciclo produtivo por meio de canais reversos.
Diagrama 1: Logística Reversa
Canais de distribuição reversos de Pós-Venda e de Pós Consumo.
Primeiramente abordaremos o canal de distribuição de Pós-venda. Leite (2009) afirma que este canal foca no retorno de bens ou materiais que retornam ao seu ponto de origem por causa de problemas