Atividade Estruturada Engenharia Produ O
Discentes:
Alana Macedo da Silva.
Atividade estruturada
São Paulo – SP
2014.2
Área: Engenharia da Qualidade
Planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade.
4.1.
Gestão de Sistemas da Qualidade
4.2.
Planejamento e Controle da Qualidade
4.3.
Normalização, Auditoria e Certificação para a Qualidade
4.4.
Organização Metrológica da Qualidade
4.5.
Confiabilidade de Processos e Produtos
Atribuição escolhida: Gestão de Sistemas da Qualidade
Relação com a teoria do curso:
Como visto na disciplina de Int. Eng. Produção, ao longo do tempo a área da qualidade passou por quatro etapas, dentre elas: Inspeção (no inicio o principal objetivo era a inspeção, no sentido de verificar os itens não conforme); Controle da Qualidade (marca de transição de uma postura corretiva para uma proativa de prevenção, monitoramento e controle); Garantia da Qualidade (surgiu a primeira abordagem sistêmica denominada TQC Gestão da Qualidade Total); Gestão da Qualidade (construção dos conceitos e técnicas da qualidade).
A gestão da qualidade deve ser vista como uma das principais atribuições profissionais do engenheiro de produção. Dentre as principais características na gestão da qualidade podemos destacar: comprometimento com a alta administração; foco no cliente; participação continua dos colaboradores; gestão da cadeia de fornecedores; gerenciamento de projetos; foco na melhoria continua. Além disso, a gestão da qualidade engloba a perspectiva estratégica com foco nos resultados e na visão do cliente, para que assim possa construir um critério planejado e competitivo para atender a voz do consumidor. Segundo Montgomery (1996), a engenharia da qualidade pode ser vista como um conjunto de atividades operacionais, gerenciais e de engenharia que
uma organização utiliza para garantir