A CONSTRU O DO SER SOCIAL ATRAV S DA EDUCA O
Postado por: Lucymara Zaffalon, em: 28/11/2012 às 16:04
Quero discorrer dessa vez sobre a educação como construtora do ser social. A relação social entre os seres humanos é essencial. Seja ela qual for, diante do outro, deve ser a mesma quando se trata de si. O tema abordado é uma reflexão sobre o ser humano enquanto ser social, face à educação na atualidade, relevante para o cidadão e sua convivência em sociedade, mesmo com as adversidades que enfrenta na vida.
Segundo Vygotsky (1998), “o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro”. O “outro” é figura essencial na formação da identidade do ser humano, que se forma desde o seu nascimento. É construído a partir de experiências adquiridas durante a vida, portanto a formação da identidade é um processo permanente.
O ser humano é passível de mutações a todo instante de suas vidas. Da mesma forma ocorre com sua identidade que a acompanha, apesar de sofrer também modificações. O fato de o indivíduo crescer, estudar, se formar, pensar, constituir família já é o bastante para que ocorram mudanças com ele.
Um exemplo torna mais evidente a importância dessa formação: um pai, que é antes de tudo, homem. Ele somente passa a compreender sua identidade quando assimila sua função de ser humano – homem, como ser social e como pai. Aí sua identidade está formada porque ele identificou suas funções e identidade.
Somos parte de um processo de socialização que inicia primeiramente na família, posteriormente na escola. Essa base familiar sólida, permeada de bons exemplos e bons ensinamentos faz com que o indivíduo cresça leal aos princípios da moral, da dignidade, da ética, honrando assim seu papel na sociedade em que está inserido. Porém, concomitantemente, a sociedade, influencia sistematicamente esses processos, nem sempre de maneira positiva, a realização do compromisso assumido na educação escolar, ou seja, a busca incessante do conhecimento como meio de