fundamentos sociologicos
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Polo de Apoio Presencial de Manaus - AM
Fundamentos Sociológicos da Educação
Eliana Briglia Marques RA 418651
Rejane de Oliveira Araújo RA: 426776
Ricardo Felix Pereira RA: 415812
Suziane Gomes Almeida RA: 417237
Taciana Freitas Costa RA: 405393
Fundamentos Sociológicos da Educação
Ana Cristina Pimenta
Manaus
2014
INTRODUÇÃO
Dentre tantas outras influências, a Sociologia é uma das mais essenciais na área pedagógica.
Sua aplicação mostra-se necessária em vários aspectos e traz resultados imprescindíveis para todos os elementos envolvidos na Educação.
Este trabalho visa retratar essa importância, dando exemplos práticos a serem seguidos.
Sociologia e suas contribuições para a Educação
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
A sociologia da educação é vista como uma área da sociologia, que tem como finalidade estudar a interação entre a escola (que é vista como um elemento de socialização) e a sociedade onde está inserida. Além disso, também contempla a escola como uma organização e instituição.
A sociologia permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, e também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.
PONTO DE VISTA
A escola é vista como uma instituição social aonde os alunos interagem se socializando, ou seja, a educação escolar é uma contribuinte no processo de formação social e histórico do ser humano. Tomamos como referencia os escritos de Marx. Ali, este pensador desenvolveu uma concepção de homem como ser natural, universal, social e consciente. Isto é, embora ao nascer, ele conte com uma base biológica, natural, para se