Fundamentos Filosóficos que permeiam a Educação
A Filosofia é a indagação do por quê. É uma ciência que nunca aceita a verdade como única, além disso, ela se encontra em todas as áreas, seja educacional, empresarial, jurídica entre outras.
Através da Filosofia conseguimos implantar e questionar os valores dentro da sociedade, porém, nas escolas, as dificuldades em se trabalhar acontecem, devido ao fato da escola estar vinculada a uma Filosofia educacional e essa Filosofia acaba por restringir a questão do refletir e do pensar ao tipo de meio social no qual estou inserido.
É por meio da Filosofia que conseguimos levantar questões reflexivas, como a questão da alienação, que é uma das grandes barreiras de se buscar uma sociedade equilibrada, visto que na nossa sociedade vivemos condicionados a ela. Uma vez que na educação pública não vislumbramos a igualdade de oportunidades, a qual o capitalismo está vinculado no ensino fundamental que é o ensino de base.
Existe uma discrepância muito grande entre as escolas públicas e privadas (Escola Dualista: para rico / privada; para pobre / pública).
Sendo assim, a escola privada faz com que grande parte de seus alunos, devido à qualidade de ensino oferecida, se insiram em Universidades Públicas. Enquanto que o oposto ocorre nas escolas públicas, onde grande parte dos alunos buscam políticas assistencialistas como o ENEM para ingressar nas Universidades Privadas, por meio de Bolsas financiadas pelo Governo Federal.
As escolas tecnicistas caminham em sentido diverso, afinal são entidades voltadas a formar mão de obra especializada, a fim de suprir as defasagens das indústrias e outros órgãos que desta mão de obra necessitem, com isso os alunos que são inseridos neste sistema de ensino, ficam alienados a serem apenas proletários. Salientando também que nosso sistema não busca alunos reflexivos, ou seja, críticos.
Dessa forma, fazendo com que se aumente a desigualdade social, faz com que os mesmos busquem programas