primeira guerra mundial
Os combates terrestres da Primeira Guerra Mundial ressutaram em número elevado de mortes, em razão do uso de novas armas, com maior poder de destruicão, como tanques blindados, metralhadoras, lança-chamas e projéteis explosivos. Além disso, pela primeira vez o avião e o submarino foram usados com recursos militares,ampliando as possiblidades de ataque e devastação.
Com a destruição de diversas estruturas econômicas (fábricas, plantações, estradas, portos etc.) em muitos países, verificou-se também a escassez de alimentos, além do aumento dos gêneros de primeira necessidade. Os governos impuseram medidas de racionamento,e a fome espalhou-se por várias camadas da população, principalmente nas regiões próximas ás zonas de combate.
Principais fases:
Primeira fase (1914-1915)-marcada pela intesa movimentação das forças beligerantes. Depois de uma rapida ofensiva das tropas alemãs em território francês, em setembro de 1914,os exércitos franceses organizaram uma contraofensiva, detendo o avanço germânico sobre Paris (Batalha do Marne). A partir desse momento, nenhum dos lados conseguiu vitórias significativas, mantendo-se um equilibrio de forças nas frentes de combate.
Segunda fase (1915-1917)-a intensa movimentação de tropas da fase anterior foi substituída por uma guerra de trincheiras e desgastes, em que cada lado procurava garantir suas posições, evitando o avanço inimigo. Foi um período extremamente duro e desgastante para as tropas em conflito. Sob ataque intermitente do inimigo,os soldados guarneciam suas posições nas trincheiras, enfrentando frio, fome, chuva e barro.
Terceira fase (1917-1918)-caracterizada pela entrada e saída de outros países na guerra. A Marinha alemã, ultilizando submarinos, afundou navios de países tipos como neutros, alegando que transportavam alimentos e armas para os inimigos. Foi o caso, por exemplo,dos navios Lusitânia e Arábia, dos Estados Unidos, e do navio Paraná, do Brasil.Nessa