Teorias da Administraçao
Atividades Práticas Supervisionadas – ETAPA 1
O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história
Administração é o processo de decidir fatos, objetivos e quais recursos usar. Processo de planejar, organizar, executar e controlar. (MAXIMILIANO, 2012).
Para Chiavenato (2012, p.11a palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência)[...].
Interpretar objetivos e transforma-los em fatos reais, de modo planejado, organizado, direcional e controlável com o intuito de alcançar os objetivos, de forma adequada a situação atual, garantindo a competitividade. (CHIAVENATO, 2012).
Conjunto de princípios, processos e funções para aumentar o processo de planejamento de fatos futuros e logo controlar, acompanhar e avaliar é o sistema estruturado; o que conceitua-se administração. (OLIVEIRA, 2008).
As teorias existentes são válidas, sendo que cada qual com a sua valorização distinta nas variáveis existentes. Variáveis que constituem os principais componentes do estudo da administração das organizações e empresa. Segue as variáveis: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. (CHIAVENATO, 2003).
Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;
Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma variável, omitindo ou desprezando todas as demais. Segundo Garcia e Bronzo (2000) as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em quem foram fundamentadas. A primeira Escola foi a Clássica, responsável pela ênfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford e fonte de embasamento de todas as outras teorias posteriores, seja como critica aos pontos falhos dessa ou