Resenha Sobre - O Homem Delinquente Cesare Lombroso. Direito Penal l
Faculdade de Direito- Campus Federação
Mediador do Conhecimento: Agnaldo Viana
Curso: Direito Penal l Turma: 33
Acadêmicos: Vinicius Uzêda, Rodolfo Thiago, Samantha Aquino.
Resenha da Obra:
O Homem Delinquente
Cesare Lambroso
Salvador - BA
08/02/2014
Resenha da obra: O homem delinquente
LOMBROSO, Cesare. O Homem Delinquente. São Paulo: Ícone Ed., 2007.
“O médico e cientista italiano Cesare Lombroso defende, nesse livro, a teoria de que certas pessoas nasceram para ser criminosas e que isso é determinado por características físicas, como nariz adunco e testa fina, traços típicos dos judeus. A obra fez muito sucesso e influenciou o direito penal no mundo todo. Mas o problema maior foi que a obra também reforçou várias teorias racistas – principalmente o antissemitismo nazista. O detalhe é que o próprio autor era judeu e sua intenção era simplesmente ajudar a ciência penal e jurídica. Atualmente, a teoria caiu no descrédito. Mas, mesmo assim, ainda há quem a defenda.”
(Blog: Direito Penal e suas Teorias. RUBENS, Albuquerque, p.348).
A obra é uma profunda análise física, fisiológica e comportamental, traçando um perfil do homem delinquente. Lombroso recorre a registros de outros pesquisadores e de breves relatos de alguns delinquentes para complemento de sua pesquisa.
Dentre as observações registradas, constata-se que a tatuagem, amplamente propagada na classe do homem delinquente, é de suma importância para registros antropológicos, além de exprimir o ânimo violento do próprio portador, pois somente pessoas consideradas insensíveis e frias quanto à dor física provocada pelo método de marcar a pele, seriam capazes de fazê-lo. A ausência de sensibilidade afetiva também é constada, visto que o primeiro sentimento a ser dissipado é o da compaixão em relação ao sofrimento do semelhante.
A demência moral estaria presente no ser humano desde a tenra idade e se agravaria pela falta de