fundamentos filosoficos que permeiam a educaçaõ
Traçando um paralelo entre o pensamento de Paulo Freire e os fundamentos filosóficos pesquisados nesse relatório, percebe-se que a educação no Brasil acontece dentro de um contexto político e capitalista. Por causa desse contexto, somos obrigados a aceitar passivamente, sem questionamentos e argumentos, sobre o que nos é imposto. Isso acontece por estarmos acostumados a comer o que já vem mastigado. Ou seja, nos tornamos inertes e manipuláveis diante do que vimos e ouvimos por parte dos nossos governantes. Assim, passamos a agir e pensar de acordo com as convicções regradas que nos enfiam goela abaixo. Ficamos parecendo '' marionetes e ventrílocos. '' Muitos de nós desconhecemos a importância da filosofia e seus objetivos. Talvez por ela não ser uma ciência exata, seja ignorada e marginalizada.
Esse estudo sobre os fundamentos filosóficos nos faz questionar sobre o sentido da educação; os fundamentos envolvidos em todo o processo educativo, nos permitindo analizar os problemas educacionais, procurando soluções para questões de conflito presentes na atividade do educador e a relação entre teoria e prática.
A filosofia da educação pode colaborar significativamente no processo de ensino aprendizagem dentro das escolas, desde que implantada efetivamente, fazendo com que tenhamos uma prática pedagógica mais contundente, enriquecedora, significativa e humana desde o inicio do processo de formação do educador, o qual deve ter um pensamento crítico, questionador e reflexivo quanto ao seu verdadeiro papel como mediador de saberes no o processo educativo.
A relação entre Filosofia e Pedagogia é muito estreita. Ela só ocorre quando a filosofia fundamenta,