FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
A relação entre a escultura “O pensador” e o texto A natureza da filosofia e seu ensino, está na consciência, à imagem nos mostra um homem pensativo, em busca da estimulação do pensamento lógico, o texto traz uma reflexão a cerca da filosofia na sociedade e na educação, onde precisamos ter um olhar crítico em relação à filosofia na nossa vida e ter a consciência de aceitá-la como qualquer outra disciplina na área educacional.
Filosofia significa amor à sabedoria, ela se remete a uma reflexão crítica acerca da realidade. Os seus princípios são a busca das raízes do conhecimento, os estudo das questões relacionadas à sociedade, colocar em questão o que já é conhecido, pensar o já pensado, sempre abordando os problemas de forma racional. A Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.
A filosofia não é uma disciplina empírica, ou seja, não se trata de problemas que se possam resolver pela observação, experimentações ou estatísticas e sim a priori, onde se tem um pensamento dedutivo, um raciocínio lógico. A disciplina de filosofia sofre constante preconceito, por meio das instituições de ensino, por abordar problemas no meio social, por serem problemas que ninguém quer resolver e aceitar e por não trazerem resultados consensuais substanciais.
As instituições de ensino estão preparadas para ensinar os conceitos das diferentes disciplinas, e ao estudante compete unicamente compreender os resultados fundamentais da sua disciplina, e saber aplicá-la no desempenho de uma profissão associada. É difícil aplicar este modelo á filosofia, pois ela é uma disciplina especulativa, que apresenta certas dúvidas, que lida com problemas que ninguém sabe resolver, simplesmente não podemos dizer aos estudantes que as