Fundamentos filosóficos da educação
A história da civilização ocidental é indissociável da história do cristianismo. Na base do mundo ocidental encontram-se valores, regras de conduta, visão de homem e de mundo inspirados no cristianismo.
Dada a importância do cristianismo para a civilização ocidental, o anúncio da renúncia do papa Bento XVI ao pontificado, independentemente se crente ou não em Deus, se católico ou não, proporciona aos alunos da Turma Especial em regime de dependência na disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação (Vizivali) uma oportunidade para a retomada da leitura de José Joaquim Pereira Melo, capítulo 4 “ A organização do pensamento cristão: do século I ao século IV, do livro Fundamentos Filosóficos da Educação (no 5), em que o autor aborda a formação do cristianismo.
Assim, com base em Melo:
1- Explique o conceito de verdade para o cristianismo (0- 4,0 pontos);
Para o cristianismo, somente Deus era o autor e mestre da verdade; portanto, o que havia de verdadeiro e valioso no saber clássico originava-se da revelação divina direta, ou indireta, por meio dos hebreus, o que revestia o cristão do direito de apropriar-se dessa verdade onde ela estivesse, inclusive do de reivindicá-la aos depositários do pensamento clássico. A verdade cristã era plena e substantiva.
Dessa forma qualquer tipo de pensamento ou de conhecimento vinha de Deus para o homem e o homem sem Deus não era nada e nem detinha a verdade, que possuía apenas pela misericórdia de Deus em revela-la aos homens.
2- Explique como se deu a constituição do pensamento cristão desde a sua origem até o século IV, apontando seus aspectos principais (0 a 6,0 pontos).
O pensamento cristão se deu de diferentes formas em diferentes períodos:
No século I, o período é marcado pelos padres apostólicos que serão os difusores do pensamento cristão, nesse momento temos o rompimento das fronteiras da Palestina a fim de viajar ao mundo para pregar a palavra de Deus e