FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO
1 - O que Max Weber apontou como a educação constituída por um caráter institucional, racional e burocrático. Ele mostra uma educação racional, onde os indivíduos são preparados para exercer as unções dentro da sociedade. Para ele, a educação é um instrumento para diversificação social, ela forma o indivíduo. Uma educação onde a pessoa vai seguir suas ações. Weber vê a educação como uma ação social.
O autor possuía um conceito amplo de educação, o que engloba a educação religiosa, familiar, carismática, filosófica, política e especializada. Ele acredita que a escola poderia transformar conhecimento em poder. Segundo Weber a sociedade é o fruto das ações racionais dos indivíduos, isso faz com que a pessoa seja um ser autônomo, livre para escolher. O papel do educador e da escola é ajudar o aluno na sua capacidade de reflexão como ser humano. Possibilitando assim, a criação de mecanismos de mudança dentro da sociedade.
2 - Baseie-se na teoria de Max Weber para apresentar como se comporta o professor neste modelo de escola baseada no fornecimento educação especializada – burocrática ou do treinamento. Faça um resumo de, no máximo, 20 linhas para apresentar as ideias do autor. Ele quis dizer que os professores não estão muito preocupados em ensinar, mas apenas passar o que e proposto a eles.
Para o professor é necessário passar o seu conhecimento á frente sem se importar se o aluno está aprendendo. Não importar o que aluno acha, como se isso não fosse importante.
No ponto de vista de Max Weber, isso é errado o professor deveria propor algo que incentivasse a reflexão do aluno.
Deveria usar metodologias diferentes para ensinar, mas fazer com que o aluno demostre suas ideias também, pondo o aluno à reflexão fazer o aluno pensar e raciocinar.
E o professor manter uma posição neutra, para que assim o aluno possa levar suas ideias, não apenas na sala de aula, mas também na sociedade e na sua