Trabalho de fundamentos da educação em sociologia
A escola ‘surge’ quando há uma necessidade de aprimorar a mão-de-obra fabril. Uma das principais características do processo educacional é o fato de ser um instrumento que produz e mantém a dominação. Sendo assim a educação é o cenário de um aparelho reprodutor das mazelas sociais. O processo educacional é considerado reprodutor quando que ele é criado pelo grupo dominante para reproduzir seus interesses, sua ideologia. Se os interesses da sociedade são definidos pela classe dominante, os valores ensinados serão então os seus valores.
Questão 2:
O que é o capital cultural? Como ele é transmitido? De que forma ele influência no desempenho escolar?
Para Bourdieu o capital cultural é definido pelo acúmulo de informações que são transmitidos. No estado incorporado são apreendidos valores, os gostos, o domínio da língua culta e as informações sobre o mundo escolar. Já no estado objetivado o capital cultural é o resultado de bens diretamente culturais como pinturas, teatros, esculturas.
No estado incorporado a família assume o papel principal na difusão do capital, a herança familiar tanto econômica quanto educacional influência o futuro escolar dos filhos. Se os pais tiveram oportunidades de estudo e sucesso o filho consequentemente terá, em uma família de trabalhadores a chance de ingresso é muito menor, pois a família não teve um passado escolar e provavelmente os filhos também não terão. Além disso, é importante a motivação e o apoio que os pais dão para o filho frequentar uma escola. Todo esse capital facilita o aprendizado dos conteúdos e dos códigos escolares, ligando o mundo familiar ao escolar.
No estado objetivado basta possuir capital econômico para obter acesso a livros, museus, teatros. Contudo, para interpretar e entender esses bens é necessário possuir capital cultural no estado incorporado. As experiências extra-escolares são de extrema importância pois é através dela que as informações