fundamentos da sociologia da educação
NOVO HAMBURGO, NOVEMBRO DE 2013.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE
A Socialização da Educação no cotidiano escolar
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
Ela tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais. A contribuição da Sociologia para a Educação para nossa compreensão sobre o homem e sua realidade social e consequentemente para o processo educacional.
Nos materiais pesquisados observamos que Emile Durkhein é um dos principais nomes que acreditava que a educação está continua com a vida social, uma vez que os homens foram responsáveis pela criação da escola.
Durkheim foi um dos primeiros sociólogos a atestar que a escola se refere a uma instituição imprescindível para a formação, visto que a sociedade e a escola se completam e devem interagir. Quando falamos sobre pesquisa sociológica, vemos que não são de interesse apenas de sociólogos. Cobrindo todas as áreas do convívio humano desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso, a Sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber.
Sociólogos fazem uso frequente de técnicas quantitativas de pesquisa social (como a estatística) para descrever padrões generalizados nas relações sociais. Isto ajuda a desenvolver modelos que possam entender mudanças sociais e como os indivíduos responderão a essas mudanças. Em alguns campos de estudo da Sociologia, as técnicas