Fundamentos da Qualidade
AUTORES: Cícero Rodrigues,
Claudia Viegas,
Ísis Viegas,
João Igor Dorneles,
Maurício Xavier.
TURMA: 412N3
PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
Marli Moraes
Resumo:
A Empresa Parobé, por ser uma escola na sua origem profissionalizante, possui muitas salas e corredores, na qual há ausência de meios de acessibilidade.
Com a finalidade da resolução dos problemas apresentados na Empresa Parobé, formamos um Círculo de Controle de Qualidade (CCQ), no qual colocamos em prática as ferramentas de qualidade, que apresentaremos detalhadamente no desenvolvimento do trabalho, no âmbito de buscar a melhoria na acessibilidade que a Escola Parobé disponibiliza.
Primeiramente a Qualitec utilizou a ferramenta Brainstorming (“Tempestade de Ideias”). Após a obtenção dos resultados da ferramenta, aplicamos à essas ideias uma Tabela G.U.T (Gravidade, Urgência e Tendência), que prioriza a ação entre as diversas ações citadas no Brainstorming.
Posteriormente, aplicamos a ferramenta Diagrama de Causa e Efeito (também conhecida como Diagrama Espinha de Peixe), que é realizado com base nos resultados do gráfico. Nesse gráfico, Espinha de Peixe, utilizamos apenas quatro dos 7M’s (Materiais, Mão de Obra, Medida e Máquinas e Instrumentos).
A última ferramenta que aplicamos foi a Matriz de Decisão. Nela apontamos as sugestões de melhoria da Empresa, sendo classificadas por critérios com diferentes pesos (graus de relevância). Com base nos resultados obtidos, encontramos as opções adequadas às necessidades atuais do Parobé.
Palavras-Chave:
Acessibilidade;
Inclusão;
rampas ; melhoria. Apresentação da Empresa:
O Centro Tecnológico Estadual Parobé foi criado em julho de 1906 por professores da escola de Engenharia da UFRGS, tendo como chefe o Engenheiro João José Pereira Parobé, para construir a instituição. A escola sempre foi um exemplo de referência para as outras instituições, por ser uma das primeiras escolas com ensino