Resenha do filme um estranho no ninho
Filme- Um estranho no ninho
Elenco- Jack Nicholson (Randle Patrick McMurphy) Michael Berryman (Ellis) Louise Fletcher (Mildred Ratched) Danny Devito (Martini)
Sinopse- Randle Patrick McMurphy, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se voltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched, mas ele não tem ideia do preço que irá pagar por desafiar uma clinica especializada.
Não tem como começar uma resenha sobre esse filme, Um estranho no ninho e não falar sobre o experimento de Rosenhan – Sobre ser são em lugares insanos. Como podemos decidir sobre a sanidade de uma pessoa¿ O que realmente é loucura¿ Como saber se alguém é ou não capaz de viver no mundo que é dito como normal¿ Enfim, David Rosenhan acreditava que a decisão sobre o estado mental de um indivíduo representa um enorme poder. Ficar nas mãos de um psiquiatra a decisão de incluir ou excluir da sociedade essa pessoa dita como louca é uma tarefa árdua, seria e de difícil decisão. A pergunta que de Rosenhan era: Até que ponto esses profissionais estão preparados para isso, à altura desse desafio¿ A meta era verificar se esses psiquiatras conseguiam detectar a sanidade dos pacientes que não tinha nenhum problema psiquiátrico.
O filme Um estranho no ninho foi o segundo filme a ganhar o Grand Slam do oscar, levando para casa de uma só vez 5 importantes prêmios: Melhor roteiro, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e melhor filme. Randle Patrick McMurphy para pegar uma pena mais leve finge ter problemas psiquiátricos, e é levado a um hospital psiquiátrico, sendo que ele não tinha absolutamente nada. Ele tinha sido condenando por agressão e estupro. No decorrer das sessões de terapia ele já detectou que comentou um erro. O interessante desse filme e talvez por isso também tenha ajudado a ele obter 5