funda es diretas rasas
FUNDAÇÕES DIRETAS
Fundações Diretas Rasas
Curso de Edificações - Prof. Eduardo
Sumário
1. RESUMO 2
2. DEFINIÇÕES 3
3. FUNDAÇÕES DIRETAS RASAS 3
4. BLOCOS 3
5. SAPATA DE FUNDAÇÃO 4
6. CLASSIFICAÇÃO DAS SAPATAS 4
Sapatas flexíveis 5
Sapatas rígidas 5
7. TIPOS DE SAPATAS 6
Sapata Isolada 6
Sapata corrida 7
Sapatas associadas ou combinadas 8
Sapatas com vigas de equilíbrio ou alavancada 9
8. VIGA DE FUNDAÇÃO 10
Viga de fundação Baldrame 10
Impermeabilização do baldrame 10
9. RADIER 11
Bibliografia 13
1. RESUMO
Fundações são elementos estruturais cuja função é a transferência de cargas da estrutura para a camada resistente do solo. Se classificam em diretas e indiretas, de acordo com a forma de transmissão das cargas da base do elemento estrutural da fundação para a camada do solo.
As fundações diretas rasas são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros, sendo mais empregadas em casos de cargas leves, como residências, ou no caso de solo firme.
Dentre as fundações rasas existe o baldrame que é constituído de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou concreto armado, construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala.
Outro tipo de fundação rasa é a sapata, que pode ser do tipo isolada, associada ou alavancada. O bloco também é considerado uma fundação rasa por ser parecido com a sapata só que não possui armadura e o radier é a fundação mais rasa de todas, pois se trata de uma "laje" que fica diretamente no chão, muito usada em casas de pequeno porte.
2. DEFINIÇÕES
As definições apresentadas a seguir tomam como base a norma NBR 6122/2010.
A estrutura de uma obra é constituída pelos elementos estruturais, tais como: lajes, vigas, pilares e fundações. Fundação é o elemento estrutural que tem por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para uma camada resistente do solo. Existem vários tipos de fundações e a escolha do tipo mais adequado