Idosos vistos na sociedade
A população idosa tende a aumentar no Brasil. A estimativa do OMS é que em 2025 o país seja o sexto em número de idosos, quando chegar a 32 bilhões de pessoas com mais de 60 anos. Percebe-se o quanto é preocupante a consideração dos idosos na sociedade. Muitos contribuem para a economia do país. Consumindo mercadorias, pagando contas de energia, pagando impostos do estado. Mas, aqui no Brasil a atenção só é voltada para isso.
Os idosos são uma classe desqualificada para a contribuir com a evolução. Muitos não são respeitados e talvez até maltratados. A falta de senso está descontrolada atualmente. Em alguns casos, os senhores da terceira idade nem saem de casa com medo de ser surpreendido por um vagabundo. Às vezes, o governo toma medidas punidoras para esses infratores. Criam leis para proteger o idoso como o Estatuto do Idoso criado em 09 de janeiro de 2001. Mas, ainda sim vemos casos de velhos violentados que não conseguem alcançar a justiça.
Podemos ver também a violência doméstica com os idosos. Muitos que vivem com sua própria família conseguem sofrer em seus últimos anos de vida. O pior, é que acreditamos que a família é a base para o bem-estar do mais velho e o próprio não tem coragem de denunciar com medo de perder os mais próximos.
A população Japonesa é um bom exemplo para aprendermos a conviver com os idosos. Lá eles são considerados os mais sábios e os
experientes. Qualquer ancião precisa primeiro consultá-lo para tomar qualquer grande decisão. Os japoneses também possuem o dia do Respeito do Idoso que é comemorado desde 1947. É um feriado dedicado aos idosos.