06 Tecnicas Construtivas Fundacoes Parte 01
CON ST RUTI VAS
FUNDAÇÕES Parte - 01
FUNDA ÇÕES : tip o
Cla ssif ic aç ão qu ant o a o
Classificação geral
Os principais tipos de fundações podem ser reunidos em dois grandes grupos:
fundações diretas.
Fundações: tip o
e fundações indiretas.
Clas sifi ca çã o q uan to ao
Fundações: cl as sifi ca çã o q ua nto a pr ofu ndi da de
Quanto a profundidade podemos iniciar analisando uma sapata direta. quando Df < A+B ⇒ Fundações rasas. quando Df > A+B ⇒ Fundações profundas. (sendo “A” e “B” as dimensões da sapata) Se a fundação for corrida considerar a maior dimensão “A” igual a 1,00 m.
As fundações são assentadas onde as camadas do subsolo, abaixo da estrutura, são capazes de suportar as cargas.
Com o auxílio da sondagem, obtemos o SPT na profundidade adotada e calculamos a tensão admissível do solo que se obtém dividindo o SPT por cinco. Dividindo a carga P pela tensão admissível do solo, encontramos a área necessária da sapata . Arbitrando um dos lados e com o valor da área encontramos as dimensões procuradas:
S nec =
P σs ,
σs≅
SPT
5
Fundações: Cla ssifi caç ão qu ant o a hi pót ese d e cá lcu lo do d ime ns io na me nto.
Quanto a hipótese de cálculo as fundações podem ser rígidas ou flexíveis:
No dimensionamento das fundações rígidas não se considera a deformação da superfície de transmissão de cargas sob efeito do carregamento, por este motivo, o material empregado deve apenas resistir a compressão, sua altura “h” deve ter tal dimensão que evite o colapso da fundação quando deformada sob o efeito do esforço de tração.
A altura “h” é calculada pela seguinte fórmula:
No dimensionamento das fundações flexíveis deve ser levado em consideração a deformação da superfície de transmissão de cargas sob efeito do carregamento, por este motivo, o material empregado deve resistir a compressão e a tração, o emprego da armadura de aço em conjunto com o concreto, permite que a altura “h” seja reduzida em