Trabalho Integrado
CONSTRUTIVOS
TRADICIONAIS E INFLUÊNCIA
DAS TRANSFORMAÇÕES DA
INFRAESTRUTURA DE
TRÂNSITO
Taiene Aparecida do Nascimento
Universidade Federal de São João del Rei
Arquitetura e Urbanismo
Orientador Mateus Martins
Trabalho Integrado das disciplinas Arquitetura e Patologia,
Sistemas Construtivos Tradicionais e Saneamento e
Infraestrutura Urbana.
Ênfase: Patrimônio Histórico
Matrícula: 121850071
São João del Rei
08 de Julho de 2014
Introdução
As cidades tem sofrido diversas mutações ao longo da história e essas transformações atingem todos os seus componentes, a partir desse estudo autônomo buscamos conhecer as principais técnicas construtivas e a infraestrutura viária urbanística desde o brasil colonial até a atualidade. A partir daí é possível identificar algumas patologias de edificações que surgiram e/ou se agravaram devido à essas transformações.
Ao longo da história os sistemas construtivos se aprimoraram a fim de acompanhar as transformações sociais e urbanas sofridas ao longo do tempo, a partir dessas transformações tornou-se necessário o entendimento e mapeamento das edificações históricas afim de preservá-las nos dias atuais, como sendo parte da história edificada e vivida nas cidades nas mais diversas épocas.
Técnicas construtivas tradicionais presentes na edificação trabalhada e patologias mais frequentes
São inúmeras técnicas construtivas tradicionais utilizadas pelas civilizações ao longo dos séculos, a fim de não estender demasiadamente o trabalho será dado ênfase aos sistemas utilizados na edificação escolhida para estudo de caso.
1. Pedra: pode ser utilizada tanto na confecção de paredes quanto nas bases da edificação. No Brasil colônia foi usada mais em construções públicas e religiosas. No caso de uso para as bases, abria-se uma vala fio terreno, para investigar a resistência do solo para iniciar o assentamento das pedras brutas, calçadas com pedriscos e