Funcionário Problema
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL E ORGANIZACIONAL
Disciplina: Gestão do Resultado: Avaliação de Desempenho Humano no Trabalho
Professoras: Durcelina Pimentel e Silvana Malusá
Aluna: Juliana Andrade Rocha
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO
Paolo Rodrigues foi nomeado diretor da Unidade de Políticas Ambientais do Setor de Políticas Públicas do Departamento de Recursos Naturais da Província de Contentment, sendo que esta unidade contava com 24 funcionários subordinados a ele. Georgina, secretária-executiva adjunta para políticas, estando bastando insatisfeita com o setor, ofereceu o cargo a Paolo, deixando claro que aguardava mudanças, pois acreditava que o problema não era às pessoas do setor e sim a cultura da unidade. Paolo aceitou o cargo, porém não sabia por onde começar, apesar de acreditar na sua capacidade de liderança.
Dessa forma, começou visitando as instalações do seu local de trabalho e em seguida, convocou seus supervisores para uma conversa rápida. Antes de iniciar qualquer assunto, dois dos supervisores (Ken e Deidre) já o atacaram com suas insatisfações, principalmente no que diz respeito a “ser ouvido” pela secretária-executiva adjunta, mas Paolo então tentou acalmá-los dizendo que estava ali para tentar reverter essa situação.
Nos meses seguintes, Paolo iniciou um processo de estruturação da equipe dentro da unidade. Não dispunha de novos recursos, não podia contratar novos funcionários, e se perguntava quanto mais poderia exigir dos funcionários que dispunha, sendo assim, começou a tentar retirá-los de sua zona de segurança, ampliando suas funções no departamento, inclusive os funcionários logo começaram a reclamar que estaria prejudicando suas funções reais. As funções de Ken e Deidre também foram esclarecidas.
Algum tempo depois, começaram aparecer tensões na unidade, Deidre explodiu mais uma vez dizendo suas insatisfações, acreditando que as coisas não estavam indo