HISTÓRIA DA AMÉRICA II
CURSO DE HISTÓRIA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
JÉSSICA CAROLINE MELO
R.A. 79548
HISTÓRIA DA AMÉRICA II:
História da América Contemporânea.
Astorga
2013
QUESTÕES:
1- Descreva que tipo de sociedade aparece retratada no filme “Camila”, especificando grupos sociais, e interesses sócio-econômicos e políticos.
R: Os grupos sociais que aparecem no filme Camila, são o Clero, a classe política, o trabalho dos escravos, e os militares. A sociedade se mostra fortemente patriarcal, machista e oligárquica, dentro da qual a mulher não tem voz ativa, sendo submissa a seu marido em todos os assuntos, a ultima palavra é sempre do homem.
Uma cena marcante do filme que retrata como era a sociedade da época e como as mulheres eram submissas, aconteceu durante o jantar na casa de Camila, onde a mesma respondeu a um dos presentes sobre a política do general Rosas, não concordando com o mesmo sobre as atitudes do governo, que, apesar dos abusos, obtinha o consentimento da hierarquia eclesiástica. Nesta cena o próprio pai de Camila a manda ficar calada, e ela enfurecida, sai da mesa e vai para seu quarto.
No filme, que conta uma história verídica, Camila se apaixona pelo jovem padre de Tucuman, Ladislao Gutiérrez, durante o governo ditatorial do general Rosas, onde a política se dividia em dois grupos, sendo os federalistas, liberais, mais vinculados ao comércio, do atual governo e os centralistas, conservadores, ligados à propriedade latifundiária da terra, concentrando-se na Guatemala, unitários que defendiam as causas do povo mais humilde e sofrido. O filme nos mostra claramente que a sociedade era induzida a se mostrar favorável ao regime, pois todos deveriam estar usando uma tarja vermelha que ficou muito evidente em todas as cenas, principalmente no aniversário de Camila e durante as missas.
Os jovens apaixonados resolvem fugir para Corientes, um