sistema cardiovascular
Revisão Anatômica do sistema cardiovascular
Os vasos sangüíneos são aqueles condutores do sangue, representados palas artérias, capilares, veias e os canais anastomóticos existentes entre eles. As artérias são mais espessas quando comparadas às veias, são vias de fluxo rápido e alta pressão, deixam o coração carreando sangue arterial e possuem disposição interna no organismo. As arteríolas estão localizadas antes do capilares e regulam o fluxo de sangue aos tecidos. Os capilares são os menores vasos do organismo, são responsáveis pelas trocas entre o sistema cardiovascular e os tecidos. As veias são reservatórios de sangue, possuem parede fina e válvulas, fluxo lento, chegam ao coração e estão mais superficiais no organismo. (80% do sangue está nas veias, 15% nas artérias e arteríolas e 0,5% está nos capilares). O Coração, é formado por 4 câmaras que se comunicam duas a duas. Por isso o coração tem uma característica de bomba de dois tempos. As câmaras cardíacas são responsáveis pelo bombeamento do sangue, são elas: Átrio Direito, Ventrículo Direito, Átrio Esquerdo e Ventrículo Esquerdo. A comunicação do AD com o VD se dá a partir das válvulas atrioventriculares tricúspide e a comunicação entre o AE e VE se dá a partir das válvulas atrioventriculares bicúspide ou mitral. O VD impulsiona o sangue através do tronco pulmonar onde encontramos a válvula semilunar pulmonar e o VE impulsiona o sangue através da aorta onde encontramos a válvula semilunar aórtica.
A função cardiovascular normal é essencial a vida e à saúde, o entendimento prático da função e da disfunção cardiovascular é fundamental para o veterinário.
A função primária do sistema cardiovascular é o transporte. A corrente sangüínea transporta numerosas substâncias que são essenciais a vida e à saúde, incluindo o oxigênio e nutrientes necessários para cada célula do organismo. O sangue também remove o dióxido de carbono e outros