Funcionograma
As organizações como sistemas sociais organizados apresentam as seguintes dimensões burocráticas: NORMAS E REGULAMENTO; DIVISÃO DO TRABALHO; HIERARQUIA DE AUTORIDADE; RELAÇÕES IMPESSOAIS; ESPECIALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO; FORMALISMO DAS COMUNICAÇÕES; ROTINAS E PROCEDIMENTOS; PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES; PREVISIBILIDADE DE FUNCIONAMENTO E COMPETENCIA TECNICA.
As organizações apresentam um sistema porque são constituídas de partes interdependentes que interagem em ter si para facilitar o alcance dos objetivos pretendidos.
A TOTALIDADE é característica sistêmica em que as organizações se encontram relacionadas, e qualquer alteração em uma delas influenciará as funções das outras.
A RECIPROCIDADE é característica que consiste em perceber como as funções desenvolvidas por cada subsistema podem ajudar os outros subsistemas a alcançar seus objetivos.
OS OBJETIVOS representam os alvos que pretende alcançar com determinado sistema. * Porque é importante o conhecimento dos ambientes?
Pois é do ambiente que as organizações obtêm recursos e informações necessárias ao seu funcionamento e é no ambiente que colocam o resultado de suas operações. À medida que ocorrem mudanças no ambiente, as operações das organizações são influenciadas por essas mudanças. Conhecer, avaliar e acompanhar o ambiente direto e indireto, assim como as tendências, é função estratégica para os gestores, pois é por meio dessas estratégias que poderão identificar as oportunidades ou as ameaças para sua organização, e, a partir dessa identificação, implementar ações para minimizar os impactos, principalmente das ameaças. AMBIENTE EXTERNO:
- AMBIENTE GERAL /MACROAMBIENTE: Atuam de forma indireta, contendo as variáveis tecnológicas, legais, políticas, econômicas, demográficas, ecológicas e socioculturais.
-AMBIENTE OPERACIONAL / TAREFAS:
Atuam de forma direta, são relevantes para