Assedio moral
Material:
Relógio
Curiosidade:
Cada batimento cria uma onda de pressão, que flui junto com o sangue nas artérias. Quando elas estão próximas à pele, isto pode ser sentido como um pulso. Em adultos, o pulso normal em repouso fica entre 60 a 100 batimentos por minuto. Se ele for irregular ou muito rápido ou devagar, pode ser um sintoma de alguma doença.
Procedimento
Estávamos em sala de aula, no qual a atividade seria medir a pulsação do colega. A aula se deu ao inicio, quando a professora solicitou que encontrássemos a parte inferior do pulso ou o lado da traqueia no pescoço até localizar um ponto em que seja possível sentir a pulsação, lembrando que, não se usa o polegar ao medir a pulsação de alguma outra pessoa, pois você vai se confundir com a sua própria. Ao localizar o ponto, colocamos as pontas dos dedos indicador e médio no local e pressionamos suavemente até sentir o pulso. Usamos um relógio ou cronômetro para observar sua contagem em 60 minutos, no qual, os resultados foram: Sara 66bpm e Milena 68bpm.
Ao realizar essa atividade, a professora solicitou que os alunos, praticasse algum tipo de movimentação corporal (exercício físico) durante alguns minutos, para que o nosso corpo ficasse agitado e assim medir novamente a contagem do pulso. Seja caso, a contagem, após a movimentação corporal, se deu, mais que o dobro do que a primeira, resultando por 132bpm.
Conclusão:
Ao praticar algum tipo de exercício físico, é sinônimo de músculos em movimento. Quanto mais as fibras musculares se esforçam para realizar uma tarefa, mais elas consomem o oxigênio trazido pela corrente sanguínea. Isso obriga os pulmões a trabalhar em ritmo acelerado, já que são eles os responsáveis pela oxigenação. O coração também acelera, pois precisa bombear o sangue com mais vigor. É por isso que, durante a prática de exercícios, o batimento cardíaco e